No dia 3 de outubro, integrantes do Projeto Cultivar participaram do II Encontro Nacional de Estudantes de Patrimônio (ENEP), apresentando a comunicação “Investigação e Participação: a jornada de duas estudantes no Projeto Cultivar”. O evento, de caráter itinerante, foi realizado este ano pela Universidade do Porto.
O ENEP nasceu em Évora pelas mãos de quatro alunas da licenciatura e do mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade de Évora. Trata-se de um evento itinerante que reúne todos os ciclos de estudo em patrimônio para troca de experiências e que tem como máxima ser um evento criado por estudantes para estudantes.
A apresentação integrou a área temática “Democratização do Patrimônio Relato de Experiência” e compartilhou o percurso da bolseira Keitty de Oliveira Silva e da aluna finalista Maria Dulcelina da Paz. Ambas atuam no projeto, contribuindo para a produção de materiais e reflexões que dialogam com suas carreiras e pesquisas de mestrado e com as práticas desenvolvidas no âmbito do Cultivar.
A presença de estudantes em início de carreira tem se mostrado fundamental para o fortalecimento das dimensões técnica, científica e ética do projeto. Além de impulsionar novas perspectivas, essa participação garante a continuidade e a vitalidade das ações em curso.
Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, o Projeto Cultivar promove a democratização do conhecimento e incentiva práticas profissionais comprometidas com a transformação social. O ambiente colaborativo de investigação oferece às e aos estudantes uma formação mais integrada, baseada em valores como equidade, justiça social e ambiental.
Dessa forma, o Cultivar reafirma seu compromisso com processos formativos que fortalecem o protagonismo estudantil e geram impactos positivos tanto na trajetória acadêmica quanto na atuação profissional de seus participantes.





